builderall



Você sabe o que realmente é um e-mail? Para que serve? E como usá-lo? Nesse artigo, vamos conversar um pouco sobre isso.


O primeiro e-mail surgiu ainda na década de 1970, criado por Ray Tomlinson. Nada mais é que um sistema de comunicação que faz o envio e recebimento de mensagens eletrônicas via internet. A tradução da palavra e-mail para o português é ?correio eletrônico?.


No início, era conhecido como uma versão eletrônica das cartas, cumpria o mesmo papel porém em tempo recorde já que uma carta pode demorar mais de 15 dias para chegar em um determinado local.


E por mais que muitos pensem que por ser antigo é algo ultrapassado ou que ninguém mais usa, ele é hoje uma das melhores ferramentas de divulgação para uma empresa, além disso, é um excelente meio de fazer publicidade utilizando um baixo valor de investimento.


Quando usado dessa maneira, como forma de publicidade, damos o nome de e-mail marketing.


Acredite, não importa quantos anos se passem, o e-mail ainda é o melhor canal de comunicação quando o assunto é marketing.


Ele te aproxima do seu cliente. Se você tiver um funil de vendas muito bem estruturado, consegue mandar e-mails de acordo com o nível de relacionamento que sua marca possui com cada cliente.


Ou seja, você pode fazer campanhas de remarketing, pós venda, manter o cliente informado sobre determinado assunto, fazer ofertas de vendas, apresentar um novo produto e suas funcionalidades/detalhes, estreitar o relacionamento, compartilhar bons momentos.




Existem grandes empresas que mandam e-mails de aniversário para seus clientes, e pense comigo, quem é que não gosta de ser lembrado no dia do seu aniversário? 


Sem dúvidas, é uma forma de demonstrar ao seu cliente o quanto ele é importante, estabelecer uma conexão com ele.


Porém é de suma importância tomar alguns cuidados quanto ao envio desses e-mails, para que você não vá parar na caixa de spams. 





Não pode ser algo robótico, automático, ou que pareça invasivo, insistente ou até indesejado aos olhos do cliente. Os próprios servidores de e-mail começaram a bloquear alguns e-mails marketing ?detectados? com esse perfil. 


Em alguns também é possível ver a opção de ?cancelar inscrição?, em que se acionado, o cliente deixa de receber e-mails imediatamente.


Evitar colocar títulos mentirosos, ou bons demais para ser verdade também é um jeito de cuidar para não ser lançado em Spam, pois suspeitas de fraudes também levam os clientes a dispensarem a abertura e leitura por medo de vírus e/ou malwares.





Como conquistar uma lista de clientes?





Você já entrou em um determinado site para comprar algo e se deparou com uma mensagem flutuante solicitando cadastrar seu e-mail? Alguns, oferecendo ficar por dentro das novidades; já outros, oferecem alguma porcentagem de desconto caso você cadastre seu e-mail.


A partir desse cadastro, o e-mail dessa pessoa já vai automaticamente para a lista de e-mail marketing dessa empresa. Esse é um dos meios mais famosos para conquistar uma boa lista de clientes.


Um outro meio é quando fazemos um cadastro em algum site. Para criarmos login e senha, normalmente para o login é feita a solicitação de um email. Que também vai para a lista de e-mail marketing da empresa.



Quais são as vantagens de usá-lo?





Diria que assertividade com baixo custo seria a melhor. Baixo custo já falamos sobre, mas, porque assertividade?


Quando fazemos posts em redes sociais, a política de entrega das redes são diferenciadas, então mesmo que você tenha milhares de seguidores não existe garantia que esses milhares verão seus posts ou que terão alguma interação com ele.


Além disso, o investimento em redes sociais pode ser maior, visto que dependendo de qual deve-se haver uma postagem mais contínua. Um exemplo é o instagram, que, para alcançar engajamento tem que ter no mínimo 3 postagens diárias.


Em contrapartida, o e-mail é certeiro, você envia para quem realmente tem interesse no seu produto ou possa ter (uma vez que ele mesmo cadastrou o endereço de e-mail) e ainda consegue obter o retorno de quantos e-mails foram abertos pelo leitor.


Permite também fazer o cálculo do ROI (Return Over Investiment) sistema que calcula se houve um bom retorno sobre o investimento feito no marketing de sua empresa. Geralmente o retorno investido em e-mail marketing é muito grande, já que você investe pouco.




Tipos de e-mail marketing





?   Sazonal

Usado em datas comemorativas para o cliente, como eu citei anteriormente, data de aniversário; feriado comemorativo, grande conquista do cliente, entre outros.


?    Newsletter

É como um noticiário, pode ser semanal para não ficar cansativo, levar o cliente ao seu blog (pode ser algum post feito lá) ou uma notícia nova de sua empresa, ou até mesmo notícias com temas pertinentes ao conteúdo oferecido por sua empresa.


?   Promocional

 

Usado para promover um produto ou oferta, pode ser realmente uma promoção com descontos imperdíveis. Ou também a divulgação de um novo produto, com a intenção de converter o cliente na necessidade do produto e a compra.


?   Transacionais


Talvez, esse seja o tipo mais importante para demonstrar sentimento ao cliente. São os e-mails de boas vindas, atualização cadastral, abandono de carrinho (aquele que pergunta ao cliente se está tudo bem, ocorreu algo no momento da compra) confirmação de compra e de cadastro? entre outros. Esse tipo de e-mail gera empatia. O lead sente que a empresa se preocupa com ele e não é só mais um número.


?   Ecommerce


Usado para manter o lead informado sobre a sua loja, novidades, descontos, promoções relâmpagos, entre outros.



Métricas positivas de E-mail Marketing



Após realizar o disparo de e-mails, existem ferramentas que fazem toda uma análise de entrega do mesmo aos remetentes, algumas delas são:


Taxa de Abertura: é a análise da quantidade de pessoas que abriram o e-mail. Geralmente, é considerado uma taxa a partir de 15% de abertura em relação a quantidade enviada;


Taxa de entrega: é a quantidade de e-mails que foram realmente recebidos. Afinal, existem aqueles e-mails fantasmas que acabam retornando, e os que vão para a caixa de spam. Ou até mesmo quando a caixa de entrada do cliente tem algum problema. A taxa aceitável de entrega de e-mails é de 98%;


Taxa de cliques: Normalmente é quando o remetente realmente lê o e-mail, e faz a ação de clicar em algum link da página. Uma taxa aceitável de clique é a partir de 2%;


Taxa de conversões: é quantos leitores desse e-mail converteram em vendas? É essencial para saber se a sua estratégia funcionou, e testar novos meios de chamar a atenção do cliente, caso um e-mail não converta.



Builderall e o e-mail marketing





Você já deve ter ouvido falar da maior e mais completa plataforma de marketing da atualidade, a Builderall. E se é completa, é claro que conta com e-mail marketing.


E, diferente de outras plataformas, a Builderall tem um aplicativo chamado MalingBoss que é de e-mail marketing ilimitado e gratuito.


Em algumas plataformas, sua lista de clientes é contada, ou seja, você tem um número máximo de e-mails para fazer marketing. Mas com a Builderall esse número é ilimitado e com diversas ferramentas e benefícios gratuitos, como estes:


- Lista de contatos;

- Sequência automática;

- Mensagem Programada;

- Estatísticas e métricas de abertura, cliques, etc.

- Copiar, transferir e descadastrar leads por ações específicas.


Você quer ter um aulão agora mesmo, com um passo a passo incrível de como criar do zero um e-mail marketing dentro da plataforma Builderall? Te ensino desde o cadastro até o envio!




Clique no link abaixo e assista o vídeo completo no meu canal:


https://youtu.be/nNYGoSFMG_A